🎯A partir de meados do século XIX, o mundo foi marcado pelo grande desenvolvimento das técnicas industriais e pelas descobertas de novas fontes de energia, sobretudo da eletricidade produzida por meio da energia hidrelétrica.
✅Nesse período, o capital acumulado pela burguesia industrial financiou o desenvolvimento tecnológico e teve como um de seus principais resultados o uso industrial dos combustíveis derivados do refino do petróleo, como o diesel.
😎Um marco do capitalismo financeiro foi a integração entre ciência e produção, ou seja, entre centros de pesquisas científicas e fábricas.
✅Tal fato aproximou a tecnologia e os meios de produção, contribuindo para que o período ficasse conhecido como a Segunda Revolução Industrial.
📌Durante essa fase do capitalismo, houve um crescimento do número de empresas formadas por ações e seus respectivos sócios acionistas, denominadas sociedades anônimas.
✅O aumento do número de sociedades anônimas elevou de forma considerável a quantidade de movimentações financeiras realizadas nas bolsas de valores, instituições em que são negociadas essas ações.
.
.
.
📌Fonte: Torrezani, Neiva Camargo - Vontade de saber : geografia : 8o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018 - Página 72
Comentários
Postar um comentário