EVENTO - Congresso Internacional de Letras

VI CONIL

Gênero, poder e linguagem: velhas estruturas, novos desafios na língua e na literatura

Congresso Internacional de Letras


Em 2023, o projeto do VI CONIL busca compreender as múltiplas relações de gênero e suas implicações com o poder na língua e na literatura, sobretudo as estruturas e desafios que as envolvem, além disso, nesta edição, que atravessa áreas do saber que pensam o gênero como um conceito político importante para a afirmação do corpo do humano como um lugar de disputas e de controle social. Pensando no contexto de pluralidade dos gêneros e nos desafios impostos aos corpos que fogem à norma, a sexta edição do Congresso Internacional de Letras traz como tema principal a tríade gênero, poder e linguagem, pensando-se, aqui, o gênero não como um problema da sexualidade, mas como um problema político ou até perigosamente ontológico (BUTLER, 2015).

Em época de grande complexidade social e embate, o conceito de gênero tem sido fortemente explorado pelas ciências de um modo geral e, por vezes, inadequado, pela direita política a qual diz haver uma "ideologia de gênero". Julgamos conveniente dissociar sexo de gênero e assim pensar a última como "um conjunto de convicções pelas quais se considera socialmente o que é masculino ou feminino" (GROSSI, 1998, p. 8). Também se ressalta que gênero remete ao lugar ocupado pelo sujeito dentro de uma cultura, da relação binária - homem ou mulher, porque gênero é construção social e, por conseguinte, cultural (SCOTT, 2011).

O Congresso, nesse sentido, busca apresentar um conjunto de produções acadêmicas e culturais (conferências, apresentações de comunicação oral, atividades culturais, publicações de anais e cadernos de resumos etc) que estudem e deem destaque para o fenômeno da visibilidade dos discursos acerca do tema em debate.

Fonte: https://www.instagram.com/p/CttrkRmuz3x/

Comentários