O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou neste sábado em uma postagem on-line que deve ser "preso" na próxima terça-feira, instando sua base a protestar em seu apoio.
Especula-se que o grupo comandado pelo promotor distrital Alvin Bragg vá apresentar acusações contra o ex-presidente na próximas semanas, investigação que é apenas uma das que assobra Trump e seus planos de voltar à Casa Branca em 2024.
O cronograma dos procedimentos judiciais ou seus detalhes não estão claros, mas o republicano ainda assim citou pormenores em sua postagem na rede social Truth Social:
"O principal candidato republicano e ex-presidente dos Estados Unidos será preso na terça-feira da próxima semana. Proteste, recupere nossa nação!", escreveu às 7h26 da manhã (9h26, hora de Brasília), em letras maiúsculas, usando uma retórica não muito diferente da que usava ao repetir as acusações falsas de fraude após a eleição de 2020.
Na mesma postagem, Trump referiu-se a supostos vazamentos no escritório de Bragg, acusando-o de "corrupto", mas não deixou claro como concluiu que seria detido na terça.
Duas horas depois, um porta-voz emitiu um comunicado afirmando que o ex-mandatário não escreveu a postagem com conhecimento prévio sobre o timing de qualquer prisão, acrescentando que ele "está corretamente ressaltando sua inocência e o uso do nosso sistema de injustiça como arma".
Até o momento, há pouca evidência de que os apelos por protestos serão respondidos pelos grupos extremistas que o apoiaram na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
Na ocasião, turbas insufladas pelo então presidente entraram na sede do Congresso para tentar impedir a sessão conjunta que certificaria a vitória do hoje presidente Joe Biden.
Fonte: Jornal O Globo / https://www.instagram.com/p/Cp83qexM1kT/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D
Comentários
Postar um comentário