Comenius: Educação e Didática - Prof. Thiago Rosário



Jan Amos Komenský, mais conhecido como Comenius (1592-1670), nasceu na Morávia, no antigo reino da Boémia, que hoje é a República Checa. Viveu num momento de grande fragmentação da Europa Central em diversos países que formavam o Império Romano-Germânico, além das várias agitações e mudanças ligadas à Reforma religiosa iniciadas por Martinho Lutero em 1517.
Estudou Teologia numa faculdade calvinista holandesa, tornou-se professor e pastor religioso ao retornar à Morávia, nos seus 26 anos de idade. Com os conflitos da Guerra dos 30 anos, foi expulso e perseguido por não ser católico, em 1628 refugiou-se na Polônia, em Leszno, desde então se envolveu ativamente na defesa do seu povo, da liberdade religiosa e em projetos científicos e educacionais. Percorreu uma grande parte da Europa, mantendo contato com governantes e intelectuais dos países protestantes, tendo permanecido algum tempo na Polônia, Inglaterra, Suécia e Holanda.

Na Suécia (1642-1648) ficou encarregado da reforma do sistema escolar, cuja usou como base a sua principal obra “Didática magna: tratado da arte universal de ensinar tudo a todos” (1638), onde proclama a possibilidade e a necessidade de “ensinar tudo a todos” por meio de um método único e universal que partia das impressões sensoriais e procurava as causas para os fenômenos a serem aprendidos, uma didática centrada na razão, na busca de princípios gerais, na observação da natureza, das semelhanças e diferenças entre os fenômenos.

Sua didática baseava-se na construção de explicações científicas e racional do mundo, pensamento comum entre os intelectuais europeus do século XVII, como Galileu, Descartes e Bacon, porém sua mais significativa diferença era a defesa de uma educação universal, incluindo o acesso a pobres e mulheres.

Referências:
CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto. 2013.
Imagens: Winkipedia


Texto: Thiago Rosário


São Luís, maio de 2019.